quinta-feira, 9 de julho de 2009

Doença Cerebral x Doença Mental





Afinal, qual seria a diferença entre as duas?

Penso que doença cerebral poderia ser entendida como alguma patologia neurológica, neurobiológica, ou algum acidente que levou a traumas, lesões, etc. E a doença mental poderia ser descrita como alguma doença da psiquê, alguma psicopatologia, por exemplo.


Bom, Damásio propôs em seu livro: “O erro de Descartes” que a doença cerebral seria alguma patologia neurológica , e a doença mental, um reflexo de problemas de ordem ”emocional” e ”psicológico”, os quais poderiam ser resolvidos por psicoterapia.


A distinção entre doenças do ”cérebro” e da ”mente”, entre problemas
”neurológicos” e ”psicológicos” ou ”psiquiátricos”, constitui uma herança cultural
infeliz que penetra na sociedade e na medicina. Reflete uma ignorância básica da
relação entre o cérebro e a mente.
O Erro de Descartes, pg.65.


Doença Mental:Preconceito e Mitos.


Existe ainda o não entendimento ou o pré-conceito quando se fala em doença mental, onde acredita-se que as doenças cerebrais são vistas como patologias que acometeram o indivíduo e ele não tem culpa por isso. Enquanto as doenças da mente, especialmente aquelas que afetam a
conduta e as emoções, são vistas como inconveniências sociais, nas quais os doentes têm grandes responsabilidades.
É muito comum rotularmos pessoas com algum tipo de doença mental ou até mesmo os que não possuem tal doença..Quem nunca ouviu:"ele é um retardado?"(e sabe-se que se esse termo "retardado" dificilmente é usado como derivação de retardo mental, há uma ironia, por detrás dessa palavra.)

E além do preconceito em relação a doença, este também existe no que se refere a medicação (ao tratamento farmacológico), muitas pessoas se negam a tomar um antidepressivo, por exemplo (pude vivenciar essa prática muitas vezes na clínica) ou até mesmo se envergonham em dizer que fazem uso deste tipo de medicamento.Fica elucidado então, o preconceito e mitos que ainda fazem parte do cenário das patologias de ordem mental, muitas vezes ocasionado pelo não entendimento a cerca deste tipo de doença.


Saiba Mais:
Livro:DAMÁSIO, Antônio.O Erro de Descartes:Emoção, Razão e Cérebro Humano.Editora:Companhia das Letras.2 edição.1996.
Foto:
1.bp.blogspot.com/.../s320/TRISTE,_TRISTE.jpg



Um comentário: