sábado, 25 de julho de 2009

Dislexia


Dislexia é caracterizada pela dificuldade em aprender , em codificar palavras, influenciando diretamente na fala e na leitura, ou seja, os disléxicos tem muita dificuldade em ler, decorar textos. Se não for feito um diagnóstico preciso,poderá ser tida como: déficit de atenção e hiperatividade.


Identificada pela primeira vez por BERKLAN em 1881, o termo 'dislexia' foi cunhado em 1887 por Rudolf Berlin, um oftalmologista de Stuttgart, Alemanha. Ele usou o termo para se referir a jovem que apresentava grande dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ao mesmo tempo em que apresentava habilidades intelectuais normais em todos os outros aspectos.


Um dos primeiros pesquisadores principais a estudar a dislexia foi Samuel T. Orton, um neurologista que trabalhou inicialmente em vítimas de traumatismos.


A etiologia da doença é genética, e também vem sendo estudada a exposição do feto a doses exageradas de testosterona, hormônio masculino, durante a sua formação in-útero no ramo de estudos da teratologia; nesse caso a maior incidência da dislexia em pessoas do sexo masculino seria explicada por abortos naturais de fetos do sexo feminino durante a gestação. Contudo, a causa da doença é física - química.


Não há cura para os disléxicos, no entanto existem tratamentos, um deles é o medicamentoso que auxilia na aprendizagem. A pessoa pode ter qualidade de vida fazendo tratamento adequado (medicamentoso /Psicoterapia).


PARA SABER MAIS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário